O Guilherme quis fazer a experiência.
Resultados:
Esperámos que o para-quedas descesse lentamente em direção ao chão, dando a oportunidade ao seu peso de não se "estatelar". Quando se soltou o para-quedas o peso das caixinhas puxou para baixo as cordas forçando o plástico a abrir. O plástico abriu ao ficar em contato com o ar.
Conclusão:
Quanto maior é a área da superfície maior é a resistência do ar e mais lento o para-quedas cai.
A experiência da Rita
Objectivo: Tentar encher um balão dentro de uma garrafa.Resultados: O balão só se expande ligeiramente
Porquê?
A garrafa está cheia de ar. Soprar para dentro do balão faz com que o ar que está dentro da garrafa se aproxime, mas só ligeiramente. O ar está no caminho do balão, impedindo-o assim de entrar.
Investigar: O ar tem peso (massa)?
O 2.º ano utilizou o seguinte material para realizar a experiência na sala de aula: uma cana, dois balões, uma cana e um alfinete.
Os alunos fizerem a previsão do que ia acontecer.
As suas previsões confirmaram-se com a realização da experiência.
Todos concluíram que:
Quando furam o balão, o ar sai e o pau desequilibra-se para o lado do balão cheio de ar.
A experiência da Leonor
Continuaram as experiências com o ar, aquilo que todos os seres vivos precisam para viver, mas não se pode ver, assim a olho nu, embora esteja por toda parte...
Na experiência seguinte a Leonor tentou encher um balão que colocou dentro de uma garrafa transparente.
Soprou, soprou... mas percebeu que não era possível.
Por quê? Por que a garrafa está cheia de AR e como ele não tinha por onde sair, ele ocupou todo o interior da garrafa!
Os cataventos do André
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